Conceito de Fórmula Química

Formula-QuimicaA química é o estudo da estrutura da matéria. Atualmente, conhecemos as propriedades dos elementos da natureza, em outras palavras, dos materiais que há no mundo. Para classificá-los adequadamente é necessária uma tabela periódica, que organiza os elementos dependendo do seu número atômico (número de prótons do núcleo do átomo).

A tabela periódica está formada por 118 elementos (há metais, metaloides, não metais e gases nobres). A maioria é encontrada na natureza em estado puro (concretamente 92) e o restante (26) são criações elaboradas de maneira sintética em laboratórios. São classificadas a partir de sua complexidade (o hidrogênio é o mais simples e leva o número 1 na tabela, já o urânio é o mais complexo e leva o número 92). São utilizados símbolos para referir-se a um ou vários elementos. Vale a pena lembrar que no passado os símbolos serviam para explicar o que se acreditava sobre os elementos da natureza (terra, água, fogo e ar).

Cada elemento químico tem um nome e uma abreviatura na hora de sua representação (o carbono é C, o ferro é Fe, o sódio é Na, a prata é Ag, o chumbo é Pb, e assim por diante). Algumas das abreviaturas vêm de nomes originários do latim.

Um símbolo de uma substância representa um átomo da substância. Entretanto, na natureza, a grande maioria das substâncias não existe como um átomo isolado, mas sim como a combinação de mais de um átomo. Por exemplo, dois átomos de hidrogênio formam uma molécula de gás hidrogênio e os químicos a simbolizam através do H2. A fórmula química é formada pela abreviatura de um elemento e o seu número indica a quantidade de átomos na molécula.

As fórmulas são utilizadas também para simbolizar as moléculas de compostos químicos, ou seja, das combinações dos diferentes elementos. A famosa fórmula da água H2O significa que dois átomos de hidrogênio se combinam com um átomo de oxigênio em cada molécula. Outro elemento muito comum é o sal (cloreto de sódio) com sua fórmula química NaCl.

As fórmulas também são empregadas nas reações químicas. Por exemplo, ao misturar zinco e enxofre formamos o sulfato de zinco, com a fórmula ZnS, que significa a formação de um átomo de zinco mais um átomo de enxofre.

Se pensarmos no universo, pode parecer que a matéria tem uma distribuição muito complexa. Mas na realidade não é bem assim, já que 99% de todo o universo está formado por hidrogênio e hélio, e apenas 1% para o resto dos elementos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fórmula Química. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/formula-quimica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fórmula Química