Conceito de Formato

FormatoO formato é o conjunto das características técnicas e de apresentação de um texto, objeto ou documento em diferentes áreas, tanto reais como virtuais.

É chamado de formato à coleção de aspectos, formas e aparência empregados para diferenciar uma entidade da outra, em cenários analógicos e digitais, em publicações gráficas, em arquivos web e em qualquer tipo de área.

O termo formato se refere a vários campos de trabalho. Por exemplo, nas publicações gráficas, o formato é a modalidade de impressão comportada. Também se refere a produtos audiovisuais, como por exemplo, a distinção do formato de uma minissérie de um programa qualquer da TV, ou até mesmo, de um programa musical com outro qualquer da rádio.

Na informática, o conceito de formato também tem muitos significados diferentes. A forma mais comum de referir a este termo é a do formato entendido como distinção de armazenamento e modalidade de arquivo. Os formatos variam de acordo com o conteúdo de cada arquivo em um computador, por exemplo, um formato MP3 (de música ou áudio) é diferente do formato .doc (de texto) e também do .ppt (de apresentação em slides).

Além disso, o formato pode ser considerado como um disco rígido em termos de partições em que está divido um sistema, no entanto, é a divisão de arquivos ou pastas. Quando se fala em formatar se trata de preparar o disco para um esvaziamento e posterior uso.

Por último, o formato apresenta todos os detalhes e características que tornam um objeto digital. Por exemplo, dentro de um documento de texto: o tipo de letra ou fonte, as cores, a inclusão de imagens e títulos, etc. Por outro lado, em uma apresentação de slides, o uso de efeitos ou animações. Em um editor de imagens, sua alteração por meio de retoques ou funções especiais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Formato. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/formato >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Formato