Conceito de Formatação

FormatacaoNa área da informática, a formatação é conhecida como um processo que permite o correto esvaziamento de um disco rígido para poder reutilizá-lo depois. Ele também pode ser realizado sobre outros elementos informáticos de armazenamento, além de existir basicamente dois tipos de formatação: a lógica (o mais comum) e a física.

Normalmente, o processo de formatação é realizado para reverter um sistema de arquivo que por alguma razão se tornou corrompido ou perigoso. Desta forma, a formatação permite limpar os arquivos nocivos e recuperar os úteis, porém isso deve sempre ser realizada antecipadamente. Isto é muito comum quando se fala de computadores ou elementos eletrônicos infetados por vírus que se espalharam por toda parte.

A diferença entre a formatação lógica e a física está basicamente no fato de que a primeira é realizada dentro do sistema operacional da máquina, enquanto que a segunda é realizada no espaço físico do disco rígido a recuperar. A formatação física envolve a marcação ou divisão da superfície de um disco, porém esta atividade não é muito comum já que a maioria dos discos possui uma pré-formatação física de fábrica. Entretanto, ela pode ser realizada sobre discos flexíveis também conhecidos como Floppy.

Por outro lado, a formatação lógica é realizada com mais frequência e é relativamente mais simples para o usuário. Com a formatação, o sistema operacional passa a ser organizado através de arquivos divididos em setores, perdendo assim a velha organização dos arquivos e devendo ser recuperado previamente o material a ser guardado. Além disso, é importante que após o término da formatação lógica se proceda a uma revisão para comprovar possíveis erros como também o bom funcionamento do novo sistema.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Formatação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/formatacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Formatação