Conceito de Força Eletromotriz

A força eletromotriz de um gerador de eletricidade tem a missão de mover a carga elétrica através de um circuito, tanto interior como exterior, ao próprio gerador.

Assim, a força eletromotriz estabelece a capacidade dos utensílios elétricos para ativar sua carga elétrica, por exemplo, na bateria de um veículo ou em um gerador. Este tipo de aparelho ativa determinada força sobre as cargas elétricas, desta maneira, estes utensílios podem funcionar com normalidade.

Modalidades de força eletromotriz

Em função de cada modalidade de corrente elétrica pode-se falar sobre a força eletromotriz em vários sentidos:

1) As fontes de força eletromotriz diretas (neste caso a corrente gerada tem valor constante);

2) As fontes de força eletromotriz alternada (a corrente produzida é variável em certo período de tempo);

3) A força eletromotriz gerada por atrito;

4) A força eletromotriz por indução (movimento do imã favorecido por sua força magnética);

5) A força eletromotriz por temperatura (quando dois metais são aquecidos em temperaturas diferentes);

6) A força eletromagnética gerada por reações químicas (quando um dispositivo se encontra destinado a obter energia através de reações químicas como nas pilhas).

A causa de eletricidade

A força eletromotriz, em poucas palavras, é a causa da eletricidade, uma vez que o circuito elétrico pode deslocar elétrons de um lugar para o outro de maneira controlada. Deve-se levar em conta que quando os átomos se encontram próximos acontece uma alteração elétrica devido ao estado de suas respectivas cargas.

Um caso específico

Vamos ver um exemplo concreto para ilustrar este tipo de força. Este é o caso de um circuito formado por uma bateria que se encontra conectado a uma lâmpada. Ao conectar dois terminais de lâmpada com a bateria, uma corrente irá passar através do circuito desde um terminal positivo até um terminal negativo. Para que isso seja possível, as cargas internas da bateria devem se deslocar do seu ponto mais alto para o mais baixo.

Neste caso, a força eletromotriz é representada pelas iniciais FEM ou pela letra E (ou e) igual à divisão da magnitude da carga resultada em volts (o trabalho é medido sobefeito joule e a magnitude da carga em columbios).

Imagem: iStock. Piotr Marcinski

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Força Eletromotriz