Conceito de Força de Vontade

Forca-VontadePara o homem a inteligência e a vontade são os dois pilares mais importantes do seu desenvolvimento pessoal. A inteligência age como uma luz para a vontade, assim graças à reflexão intelectual uma pessoa pode ter mais informação na sua tomada de decisões. A força de vontade é totalmente única e exclusiva, isto é, a decisão de crescer como pessoa, de superar-se e ir além de seus próprios limites é única e pessoal. Por exemplo, por mais que uma pessoa insista para outra deixar de fumar, se a fumante não tem claro esse objetivo ou alguma motivação intrínseca, será impossível fazê-la mudar de opinião ou atitude.

Já a partir do momento que uma pessoa decide ter força de vontade, ela pode surpreender a todos e si mesma por causa do seu esforço e empenho. A força de vontade é um motor necessário para todas as áreas da vida, não apenas para o plano pessoal, mas também para o campo profissional. Durante a vida cotidiana as pessoas enfrentam obstáculos e conflitos, sendo assim o ser humano pode crescer como um herói porque não existe maior fortaleza do que a força de vontade.

A força de vontade é a capacidade de esforço de um ser humano para cumprir com um plano de ação em consequência de um objetivo. A vontade é a base da liberdade, mostra a capacidade do ser humano em poder escolher diferentes opções. A essência da força de vontade é a realização do bem porque a bondade por si só aperfeiçoa o ser humano.

Através da força de vontade, uma pessoa pode mostrar seu elevado grau de autocontrole emocional. Quais sinais são próprios da força de vontade?

1. A força de vontade é a capacidade de adiar uma gratificação concreta e resistir uma tentação. Por exemplo, quando um estudante se prepara academicamente para uma prova, ele deve resistir à tentação de sair com seus amigos em certos momentos diante da necessidade de priorizar o que é mais importante de acordo com a ordem de suas expectativas.

2. A força de vontade também permite ao homem refletir sobre seu próprio estado de ânimo e assim não deixar-se vencer pelo desânimo, diante da dificuldade, ou para controlar o mau-humor como consequência de alguma irritação.

3. A capacidade para ver uma oportunidade de superação diante dos obstáculos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Força de Vontade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/forca-de-vontade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Força de Vontade