Conceito » Força

Conceito de Força




Um dos conceitos considerados como fundamentais na física de Newton é precisamente força. Este termo em concreto tem relação direta com as três leis newtonianas. A força, de acordo com Newton, tem a capacidade de vencer a inércia de um determinado corpo e modifica a velocidade do mesmo. A força, ainda segundo Newton, tem a capacidade de deformar uma coisa; um objeto qualquer, para usar um exemplo mais prático.

Do ponto de vista físico, a força está representada da seguinte forma: força = massa X aceleração, mas se falamos de executar movimentos e exercícios físicos, o que representa a força a superação que se origina em resistência proporcionada pela contração dos músculos.

ForçaOs físicos criaram uma espécie de conceito do que chamamos força buscando uma explicação para conceituar as ações recíprocas entre os corpos e a existências de movimentos diferentes, que poderiam ser mais ou menos carregados de complicação, tanto no espaço exterior como no próprio planeta terra.

Se prestarmos um pouco de atenção à história da humanidade, veremos que Galileu Galilei, foi o primeiro cientista a estudar com mais detalhes os movimentos do planeta em que habitamos. Galileu não pode perceber o que causava os movimentos fora do planeta, mas pode concluir que, na Terra, um corpo pode estar inerte se não sofrer o uso da força, ou seja, se um corpo não é empurrado ou puxado; se não for objeto do uso da força, não pode mover-se. Para que se posa entender melhor, se um corpo não sofre a ação da força, não se move, e somente passa a mover-se se sofre com o uso da força.

A força tem relação com a velocidade, e mesmo sendo diferente de velocidade, uma força pode perfeitamente mudar a velocidade de um corpo. Essa velocidade que começa indicada pelo valor zero, com o uso da força, pode transforma esse valor em um número qualquer dependendo da velocidade da força.

Num treinamento em busca de força, a mesma está ligada ao aumento da massa muscular, ou seja, uma busca para conseguir uma massa muscular adequada para poder exercer mais força, como por exemplo, no caso das pessoas que praticam exercícios físicos que conhecemos como fisiculturismo. Essa mesma busca se condiciona nos termos nos quais se deseja um desenvolvimento paulatino da força máxima de um indivíduo.

>> Próximo - Que Conceito >>