Conceito » Força

Conceito de Força




ForçaA força é um conceito muito conhecido, porém de difícil definição. O significado deste conceito, dizem muitos, é intuitivo e se pode encontrar na experiência do dia a dia.
A força, no entanto, é ago que quando atua sobre o corpo de certa massa, acaba por provocar um efeito.

Por exemplo, ao levantar um peso, ao chutar uma bola, ao empurrar algum corpo sólido, ao mover uma cadeira, ao realizar um esforço muscular ao empurrar algum objeto, etc., sempre vai existir um efeito.

Os efeitos da aplicação de uma força sobre um objeto podem ser a modificação do estado de movimento em que se encontra o objeto que a recebe, e a modificação do seu aspecto físico.
Também podem acontecer estes dois efeitos simultaneamente. Como acontece, por exemplo, quando alguém amassa uma lata de refrigerante: a lata pode adquirir movimento e também pode chegar a deformar-se.

A força, podemos dizer, é um tipo de ação que um objeto exerce sobre outro.
A força sempre é exercida em uma determinada direção: pode ser para cima ou para baixo, para frente, para a esquerda, formando um ângulo dado com a horizontal e assim por diante.

Para representar a força se empregam vetores. Os vetores são entes matemáticos que tem a particularidade de ser direcionadas; ou seja, tem uma direção associada. Além do mais, um vetor possui um módulo, que corresponde a sua longitude, sua quantidade numérica e sua direção. Um vetor é representado graficamente através de uma flecha na direção correspondente ao mesmo.

Na física, a força é toda causa de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo.

A força é uma capacidade ou qualidade física básica que nos permite superar uma resistência ou fazer oposição a ela, e que se encontra relacionada com o aparelho locomotor, além de ter uma grande relação com o sistema nervoso central, e assim como, com os sistemas cardiovascular e respiratório.

Na sociologia existe um aspecto que se denomina força de trabalho. E se chama assim as condições físicas e mentais de todo o ser humano e que coloca em prática com um fim de produzir um bem preciso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)