Conceito de Fonética

FoneticaDentro da linguística, encontramos um ramo muito importante conhecido como fonética. A fonética se dedica em estudar os sons emitidos pela voz humana, sua formação e suas variantes, dependendo da posição das partes do sistema de fala que incluem desde a língua até os órgãos mais internos na garganta. Quando um indivíduo aprende um idioma não materno, a fonética sempre é uma peça fundamental do processo de aprendizagem, pois é a parte do idioma que nos permite pronunciar cada som, cada palavra de maneira correta, deixando de lado a entonação típica do idioma que um sujeito possui desde seu nascimento e pronunciando as palavras como fazem os nativos.

A fonética se interessa especialmente em analisar como o ser humano produz os diferentes sons que logo são utilizados na fala. Neste sentido, a fonética cria várias simbologias que buscam representar cada um desses sons a fim de torná-los mais fáceis de reconhecer e analisar. Assim, cada palavra é composta por um conjunto específico de sons que em geral são representados por símbolos diferentes dos que são representados nas letras do alfabeto. Par compreender melhor, a fonética busca também entender como que cada som é produzido pelas diversas partes da boca e do sistema de cordas vocais a fim de serem repetidos facilmente.

A fonética apresenta vários sub-ramos que lidam com diferentes aplicações e maneiras de usar a linguagem. Assim, alguns dos ramos existentes dentro da fonética são a fonética experimental, a articulatória e a acústica. Todas elas tratam de analisar o fenômeno físico da fala dentro de muitos parâmetros que tem a ver com a forma de como o som é produzido, mas também com a forma de como o som é enviado ao exterior.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Fonética