Conceito de Folclore

FolcloreO folclore é um dos conceitos mais interessantes a nível cultural. Quando se fala de folclore se refere ao conjunto de elementos, ideias, tradições, formas de atuar e conhecimento popular que compõem a identidade de uma determinada comunidade. O folclore é justamente o que constrói a idiossincrasia de uma comunidade, fazendo com que o povo se vista, se alimente, se divirta, pense e se manifeste de maneira única e particular. A palavra folclore provém do inglês, onde “folk” significa povo e “lore” quer dizer acervo.

A noção de folclore é um conceito abstrato que envolve o conjunto de elementos que dão identidade a uma comunidade. Assim, da mesma maneira que um espanhol fala espanhol e um britânico fala inglês, também se diferenciam em sua história, em suas tradições, em sua forma de comunicação ou de ver o mundo. O folclore permite que membros de uma comunidade se sintam identificados com certos elementos e que, portanto, se sintam como parte de uma comunidade. Normalmente, o folclore se expressa com mais destaque no vestuário, na música tradicional, nas danças, nas formas de diversão, na gastronomia, na história, entre outros.

Hoje em dia, a noção de folclore perdeu muito de sua importância por causa da difusão do fenômeno conhecido como globalização, que implica numa constante e permanente igualdade cultural entre regiões distantes e diferentes entre si. Isso faz com que regiões, como países da América Latina, compartilhem da mesma música, da mesma forma de vestir, de produtos, de entretenimento, do que os países da Ásia e da Europa. Desta maneira, o folclore de cada região se perde e fica apenas na memória.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Folclore