Conceito de Fobia Social

Fobia-SocialToda fobia revela um medo irracional, um temor que em qualquer caso limita de forma notável a vida de uma pessoa que está condicionada por esse sentimento de mal-estar causado ao expor-se a certos planos sociais que lhe causam angústia. A pessoa experimenta uma sensação de perigo totalmente irracional, mas que por detrás desses temores existem alguns pensamentos específicos.

Este pensamento recorrente gera sensações desconfortáveis como também certas emoções. Existem muitas rotinas cotidianas que podem bloquear uma pessoa. Por exemplo, ir a uma festa com muitos convidados pode ser motivo de preocupação. Do mesmo modo, uma pessoa que evita expor-se a certas situações em que é o centro das atenções, por exemplo, ao falar em público ou até em fazer uma pergunta ao orador de uma reunião. A pessoa quer evitar ser o centro porque teme parecer ridícula frente aos demais.

Por outro lado, certas ações do dia a dia como ligar para uma pessoa de pouca confiança pode ser motivo de preocupação e bloqueio. Pode ser que a pessoa consiga alcançar o objetivo de fazer essa chamada, entretanto, ela perde muita energia pensando no que vai dizer; como vai dirigir-se ao outro, no que poderá acontecer depois, etc.

Existem pessoas que tem fobia social e evitam realizar certas ações sozinhas porque sentem que estão sendo observadas pelos demais. Por exemplo, ir almoçar em um restaurante sozinha, ou até mesmo, ir ao cinema ver um filme são situações de máximo incômodo.

A pessoa fica imaginando o que pode acontecer e cria situações de temor que, na maioria das vezes, nunca acontecem de verdade. Quem sofre de fobia social também pode sentir-se incômodo em celebrações sociais como num casamento de família.

Outro tipo de circunstância que pode ser causa de bloqueio é realizar questões administrativas ou transmitir recados. A fobia social não deve ser confundida com a timidez, mas é certo que uma pessoa com este medo irracional também tem características próprias de um tímido. Entretanto, a timidez não é um problema, diferentemente da fobia social que paralisa por completo a vida da pessoa que sofre desse distúrbio.

É importante enviar uma mensagem de esperança para a pessoa que sofre de fobia social, já que esse transtorno pode ser superado e, além disso, é essencial a pessoa reconhecer o problema bem como fazer terapia para superar os medos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Fobia Social