Conceito de Flor

FlorA flor é uma estrutura de reprodução sexual característica de certo tipo de plantas que tem o propósito de produzir sementes de novas plantas para a perpetuação da espécie. As flores estão ligadas à classe de plantas fanerógamas ou espermatófitos que incluem todas as subdivisões de plantas que produzem sementes. Uma flor após o ato de fertilização dá lugar a um fruto que contém certas sementes em seu interior.

Uma flor está composta pelas seguintes partes: as sépalas, que envolvem as folhas quando a flor é um botão e a protegem dos insetos que buscam néctar formando um cálice; as pétalas, que são as folhas de cores chamativas que lhe dão sua aparência característica formando uma coroa e que atraem os agentes polinizadores; os estames, que são folhas portadoras de órgãos masculinos que formam um androceu; e os carpelos, que são folhas portadoras de órgãos femininos que formam um gineceu. Inclusive, em alguns casos, as flores possuem também brácteas, um tipo de folha modificada que contribui na função protetora e/ou atraente do organismo.

Para a biologia, um conjunto de flores é uma inflorescência e isso ocorre com frequência, pois as flores não costumam aparecer solitárias. Em certas ocasiões, de fato, as flores podem estar estreitamente agrupadas entre si que se confundem com uma única flor, a qual é chamada de falsa flor.

Em toda sua diversidade, as flores se classificam de acordo com a seguinte taxonomia. Segundo sua disposição, podem ser solitárias ou formadoras de inflorescências; conforme a simetria podem ser zigomorfas (simetria bilateral), actinomorfas (simetria radial) ou assimétricas; segundo a separação das sépalas, pode tê-las separadas (dialissépalas) ou unidas (gamossépalas). Em compensação, conforme as pétalas, também podem estar unidas (dialipétalas) ou em conjunto (gamopétalas).

As flores são organismos complexos e parte significativa da reprodução de muitas plantas em todo mundo. No entanto, independentemente da sua função biológica, as flores são altamente valorizadas por sua estética e efeito decorativo, e muitas vezes são usadas como presente ou objeto de decoração em muitas sociedades.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Flor