Conceito de Flexibilidade

Flexibilidade

O conceito de flexibilidade é usado com frequência em nosso idioma e com vários sentidos. Por um lado, denominamos flexibilidade à capacidade que apresenta um material, um objeto, entre outros, de dobrar-se e não quebrar. E por outro lado, a flexibilidade se refere à facilidade que uma pessoa demonstra na hora de acomodar-se a uma situação ou a uma proposta apresentada por alguém. É evidente a flexibilidade de Laura em matéria de captar o que está na moda.

Existem também outros contextos específicos em que empregamos a palavra flexibilidade, por exemplo, a flexibilidade muscular é aquela capacidade que os músculos apresentam de esticar-se com completo sem que lhe cause algum dano por essa ação.

A flexibilidade corporal pode ser conseguida através da prática e da constância, pois todos os músculos apresentam esta capacidade. Alguns esportes e atividades físicas podem ser especialmente úteis para desenvolver diferentes capacidades de flexibilidade em diversas partes do corpo.

No mundo dos esportes há várias disciplinas que podem contribuir com um interessante grau de flexibilidade aos músculos do corpo. Entre elas, a dança é um dos exemplos mais claros. Entretanto, encontramos também disciplinas e atividades nas quais a flexibilidade é o eixo central da tarefa e não um elemento acessório, como é o caso das atividades de ioga e o popular pilates, ambos interessados no desenvolvimento de posturas que permitam um significativo, mas suave deslocamento muscular, e uma consequente melhora na postura, na flexibilidade e na energia corporal.
Por outro lado, no caso do mercado de trabalho, se utiliza o conceito de flexibilidade trabalhista para designar um modelo particular de regularização caracterizado pela eliminação de barreiras e regulamentos no que diz respeito à contratação ou demissão de funcionários.

Agora então, é preciso mencionar que em torno deste tema existem vozes tanto a favor como em contra. As pessoas que avaliam consideram que ajuda na criação de mais postos de trabalho graças à redução de custos de mão de obra ou de horas de trabalho, entretanto, aqueles que criticam, afirmam que precariza o mercado de trabalho e também demonstra que essa fórmula não aumentou o emprego.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Flexibilidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/flexibilidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Flexibilidade