Conceito de Fitoterapia

FitoterapiaA Fitoterapia, também conhecida como Herbalismo, é uma atividade que consiste na extração de plantas que apresentam características medicinais para depois serem usadas em um tratamento, por outro lado, seus derivados são usados para fins terapêuticos, seja para prevenir ou tratar doenças.

Embora este tipo de prática seja muito antigo, foi recentemente no século XIX, graças ao médico francês Henri Leclerc, que este termo foi popularizado e adotado como medicina alternativa.

A Fitoterapia realiza um estudo detalhado de cada planta para poder determinar se há presença de algum tipo de característica terapêutica, uma vez que se descobre que uma planta previne, alivia e cura uma doença, a mesma será sujeita a certos procedimentos para obter um fitofármaco.

Sem dúvidas, para a ciência moderna é uma constante e também uma espécie de desafio poder conhecer com profundidade todas as possibilidades terapêuticas que oferecem as plantas, embora existam alguns efeitos que foram transmitidos através da tradição deixada por culturas milenares, em realidade, também dia a dia, a ciência através de suas pesquisas conseguiria descobrir efeitos novos e benéficos por parte das plantas, que somadas as já existentes, tornam as plantas uma fonte de alimentação para muitos seres vivos; uma forma saudável e fácil de preservar o estado de saúde.

A Fitoterapia está inclusa na área da Medicina e na maioria das vezes é praticada tanto por médicos como por fitoterapeutas. Na atualidade, a Fitoterapia é baseada na farmacologia e por isso considera as questões farmacodinâmicas e farmacocinéticas dos medicamentos que provêm principalmente das plantas medicinais, embora seja importante destacar o conhecimento ancestral herdado das gerações anteriores.

Além disso, a pessoa que coleta ervas e plantas medicinais é conhecida como ervanário, já o estabelecimento que se dedica exclusivamente à pesquisa, produção e conservação deste tipo de plantas se chama Farmácia de Manipulação e Fitoterápica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fitoterapia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fitoterapia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fitoterapia