Conceito de Fitoplâncton

FitoplanctonO fitoplâncton é um conjunto de microrganismos vegetais encontrados especialmente nos mares, rios e lagos e que servem de alimento para os animais. As algas são os principais componentes dos fitoplânctons. Isto é, o fitoplâncton realiza a mesma função das plantas e das ervas terrestres com os animais que vivem na terra, sendo seu alimento primordial.

Os fitoplânctons localizam-se principalmente na parte mais superficial das águas, pois é fundamental estar o mais próximo da luz para que produza a fotossíntese.

Por tudo isso o fitoplâncton é um elemento fundamental na cadeia alimentar entre os ambientes aquáticos, sendo considerado o alimento mais importante ingerido pelos animais que vivem na água. Tanto os peixes como os aquáticos maiores, como é o caso das baleias, se alimentam deles para sobreviver. Enfim, o fitoplâncton é a base desse tipo de cadeia alimentar.

Mesmo assim sua contribuição para o equilíbrio e manutenção do ecossistema não termina por aqui; isso é apenas uma parte de sua ação, pois o fitoplâncton é o autor da presença de oxigênio em nossa atmosfera como resultado de sua capacidade fotossintética.

A única desvantagem atribuída a esses microrganismos é que são capazes de desenvolver-se fantasticamente quando as condições não são favoráveis, ou seja, quando a temperatura está de acordo e os alimentos ficam em excesso. No entanto, esta superprodução é capaz de resultar o esgotamento do oxigênio das espécies encontradas no mar e assim provocar suas mortes.

Esta situação é chamada de florescimento ou maré vermelha e é reconhecida visualmente nas águas por causa de sua coloração esverdeada.

Sua importância é crucial para a saúde do todo planeta e assim todos os cientistas aprofundaram seu estudo através da tecnologia que permite seu seguimento na água.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Fitoplâncton