Conceito de Fisicalismo

FisicalismoA essência da doutrina filosófica do fisicalismo é o materialismo como única entidade real. Portanto, a matéria é a única substância da realidade. Cada objeto material está determinado por suas características físicas próprias da matéria e não há nada mais além do que isso. A tese principal do fisicalismo é poder do físico, inclusive os processos mentais podem ser explicados do contexto de um plano físico.

O materialismo deriva também da ausência de crença na espiritualidade, ou seja, na crença de uma realidade imaterial. Com este ponto de vista, ao anular a ideia da existência de Deus, o fisicalismo analisa também os processos mentais na ausência do valor da liberdade pessoal, do conhecimento e da tomada de decisões que poderiam ser interpretadas do plano da lei da física que rege o universo material.

A teoria do conhecimento própria da doutrina fisicalista enaltece o valor do empírico e do experimental, uma vez que o físico é observável, estimável e medível. Neste sentido, as verdades realmente certas são aquelas que podem ser demonstradas do ponto de vista da observação direta dos fatos que definem a realidade. Deste ponto de vista, ao dar mais ênfase no valor da matéria como essência da realidade, fica estabelecida uma relação profunda em torno do debate sobre corpo e mente.

Esta escola filosófica possui duas teses principais:

1. O fisicalismo afirma que todos os problemas científicos são suscetíveis de ser reduzidos a enunciados físicos.

2. A metafísica carece de valor, pelo contrário, a física se torna a ciência que rege a compreensão da realidade e do conhecimento.

Aqueles que são contrários às teses do fisicalismo refletem sobre a existência de aspectos espirituais no ser humano, ou seja, existem detratores que se posicionam na ideia de que a pessoa não é apenas matéria como mostram seus valores morais, seus sentimentos, emoções, sonhos de futuro, desejos do coração, etc. Por outro lado, existem detratores do fisicalismo que refletem sobre o grande mistério da vida e da morte.

Entretanto, a corrente fisicalista responde que até mesmo os pensamentos pessoais podem ser explicados a partir de um processo químico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Fisicalismo