Conceito » Firewall

Conceito de Firewall




FirewallO conceito de firewall está integrado à questão de segurança e no mundo vasto da computação é cada vez mais difundido na medida em que vão incrementando-se a segurança nos sistemas informáticos modernos. O conceito exato faz referência a um termo proveniente do inglês: Firewall, que significa literalmente corta fogos, em representação às portas à prova de fogo instaladas em lugares estratégicos das construções para evitar que o fogo aceda através delas.

Imprescindível para os computadores, esta ferramenta é útil e muito usada para evitar a passagem de vírus informáticos aos sistemas operativos das máquinas. Firewall também tem sua definição como uma barreira de proteção de dados entre os computadores e os servidores de internet espalhados pelo planeta.

Quanto ao seu funcionamento, pode variar de acordo com cada sistema, com cada aplicação ou com o desenvolvimento de um sistema informático. Como exemplo pode-se citar o que é conhecido como filtragem de pacotes, ou seja, um firewall que é usado para proteção de redes pequenas e medias. Outro exemplo, mais complexo, é o firewall de controle de aplicação que normalmente são usados em computadores de grande porte como podem ser os servidores (Proxy) e não permite uma comunicação direta entre a rede instalada no sistema e a internet. O firewall neste caso específico desenvolve o papel de intermediário antes de se passar os dados a internet.

No mundo dos computadores, os firewall são equipamentos ou aplicações que se instalam entre um enlace de comunicação, mais conhecido como link, e um computador, tendo a tarefa de filtrar todo o fluxo de dados entre eles. Podem ser usados tanto a nível doméstico como em empresas onde os dados devem ser ainda mais protegidos.

Um firewall é um dispositivo de segurança e pode ser tanto um software como um hardware. É um aparelho que é normalmente conectado entre a rede (tanto domestica como empresarial) podendo ser instalado no próprio computador (como software) e também num modem usado especialmente para o firewall para incrementar a segurança dos sistemas. O firewall, em síntese, exerce a função de monitorar todas as comunicações entre redes e sem ele a segurança dos sistemas informáticos poderia ver-se comprometida seriamente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)