Conceito de Fingir

FingirA verdade é um dos pilares essenciais da felicidade. Ela se mostra através da sinceridade de uma pessoa em suas ações e palavras. Entretanto, o ser humano é um ser marcado pela liberdade pessoal, ou seja, tem a capacidade de decidir.

Deste modo, uma pessoa pode fingir sobre determinada realidade, assim ocorre quando uma pessoa mente e esconde alguma informação concreta fazendo com que seu interlocutor acredite em uma realidade que não existe. Fingir significa simular determinada realidade. Neste sentido, é possível fingir de forma positiva ou negativa.

Do ponto de vista negativo, uma pessoa pode manter uma vida dupla, ter uma relação séria com sua parceira e ao mesmo tempo uma amante. Neste caso, a mentira é motivo de infelicidade para a pessoa traída que quando descobre a verdade se sente acabada do ponto de vista emocional.

Pelo contrário, do ponto de vista positivo, uma pessoa pode fingir com o fim de não preocupar a outra pessoa. Por exemplo, um indivíduo que tem um motivo de grande preocupação pode tentar dissimular em parte sua tristeza para não preocupar uma terceira pessoa.

Vale ressaltar que embora a finalidade seja diferente, fingir nunca é uma ação positiva, pois o fato de enganar causa uma ruptura interior no sujeito que se vê obrigado a aparentar algo que não sente na realidade. Um dos maiores motivos de sofrimento é fingir uma felicidade que não existe.

Quando não existe uma coerência entre aquilo que uma pessoa mostra por fora e seu mundo interior, ocorre uma enorme dor no coração porque o verdadeiro bem-estar emocional se baseia na coerência entre o pensamento, o sentimento e a ação. Por isso, para ser sincero com os demais, em primeiro lugar, uma pessoa precisa ser sincera e honesta consigo mesma.

Em relação à felicidade, vale destacar que uma pessoa pode enganar os outros, entretanto, nunca poderá enganar a si mesma. No interior da consciência, a verdade sempre brota com força. Quando a pessoa se volta para si, surge a insatisfação interior, a frustração, a decepção e a dor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Fingir