Conceito de Financiamento

FinanciamentoO termo financiamento se refere ao conjunto de recursos monetários que se destinam para realizar uma determinada atividade ou projeto econômico.

A principal particularidade é que estes recursos são geralmente quantias de dinheiro que chegam às mãos das empresas, ou então de algumas gestões de governo, graças a um empréstimo e servem para complementar os recursos próprios. No entanto, no caso dos governos, uma gestão pode solicitar para um órgão financeiro internacional por causa de um déficit orçamentário grave.

Conforme citado, o financiamento pode ser contratado dentro ou fora do país através de créditos, empréstimos ou qualquer tipo de obrigação decorrente da subscrição ou emissão de títulos de crédito ou qualquer outro documento a ser pago a prazo.

No caso dos governos as solicitações de financiamento estão ligadas mais do que nada a um déficit orçamentário, ou então para terminar algum tipo de obra que começou e ainda não pode ser finalizado por falta de dinheiro, no entanto, no caso das empresas, costuma-se fazer um financiamento para adquirir determinados bens, como as máquinas, que são fundamentais na hora do desenvolvimento das funções da empresa.

Existem várias formas de financiamento que são classificadas conforme o prazo de vencimento: financiamento de curto prazo (o vencimento é inferior a um ano, crédito bancário, linha de desconto, financiamento espontâneo) e financiamento de longo prazo (o vencimento é superior a um ano, ampliações de capital, autofinanciamentos, empréstimos bancários, emissão de títulos); segundo a procedência: interna (fundos que a empresa produz através de sua atividade e que são reinvestidos na própria empresa) ou externa (procedem de investidores, sócios ou credores); segundo os proprietários: alheios (fazem parte do passivo circulante, que em algum momento devem ser devolvidos, pois possuem data de vencimento, créditos, emissão de títulos) ou próprios (não tem vencimento).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Financiamento