Conceito de Filosofia Medieval

Filosofia-MedievalA filosofia é a ciência que potencializa o valor da razão como veiculo de reflexão sobre temas muito importantes como felicidade e ser humano. A história da filosofia como qualquer disciplina pode ser estudada em um determinado contexto histórico. Os alunos universitários de Filosofia estudam matérias da história filosófica. E uma dessas matérias é a Filosofia Medieval que está integrada à Idade Média.

O pilar essencial da filosofia medieval e um dos temas de debate e análise mais importantes é a relação existente entre a fé e a razão. Do ponto de vista de alguns autores ilustres como São Tomás de Aquino, a luz da razão é um meio de conhecimento diferente da fé e é importante também para alcançar certezas da fé. A filosofia medieval integra o conhecimento revelado através da religião como meio de reflexão humana para aprofundar em Deus a causa do universo. O ser humano como filho de Deus tem a felicidade como um presente inseparável da prática do bem e do cumprimento dos critérios morais.

Existem autores ilustres como São Tomás de Aquino que elaborou sua própria prova de reflexão filosófica como meio para demonstrar a existência de Deus a partir do observável. Esta prova é conhecida como “As Cinco Vias de São Tomás de Aquino”. Do ponto de vista metafísico, ninguém dá importância, ou seja, a partir da observação da inteligência do ser humano foi deduzido que Deus por ser o criador também tem inteligência.

Um fato paralelo a isso é o auge do Cristianismo. Do ponto de vista da filosofia medieval, considera-se que a religião é um instrumento que vai além do espiritual e traz informação para compreender os mistérios revelados e poder integrá-los ao conhecimento filosófico. Neste sentido, trata-se de manter um diálogo constante entre a razão e a fé para estabelecer pontes de diálogo e comunicação.

A filosofia medieval é um dos grandes períodos históricos da filosofia. Outro período mítico é a história da filosofia grega através dos grandes pensadores Platão, Sócrates e Aristóteles.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Filosofia Medieval. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/filosofia-medieval >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Filosofia Medieval