Conceito de Filosofia da Educação

Filosofia-EducacaoA filosofia é uma ciência que trata da essência, das propriedades, das causas e dos efeitos dos seres naturais. A palavra filosofia deriva da união de dois vocábulos gregos: philos (amor) e sophia (pensamento, conhecimento e sabedoria), portanto, a filosofia é o amor pelo conhecimento ou pela sabedoria. A filosofia significa a análise racional do sentido de existência do homem, tanto no plano individual como no coletivo e baseado sempre na compreensão do ser.

Por outro lado, a educação é um conjunto de processos e procedimentos que permitem o acesso de qualquer ser humano à cultura, o que distingue certamente do resto dos animais. Entretanto, a filosofia da educação é um dos ramos da filosofia que trata exclusivamente do tema educação.

A educação por si só apresenta um problema filosófico, portanto, os maiores filósofos de todos os tempos desde a antiguidade, trataram de abordar a educação em diferentes situações e diversos níveis.

Embora o conteúdo da educação seja muito complexo e apresente grandes variações de uma cultura para outra, o mesmo encontra unidade justamente no homem, pois de todos os animais, o homem é o único capaz de ser educado. Se um ser humano não fosse educado, teria de humano unicamente o aspecto físico, no entanto, o que distingue do animal são as técnicas, a língua e os costumes. O homem tem aprendido muito com os ensinamentos recebidos.

Então, é precisamente esta relação estabelecida com a humanidade que faz com que a educação seja mais do que um simples treinamento ou maturação. A principal tarefa assumida pelo filósofo da educação será de questionar sobre os propósitos da educação, prevalecendo o porquê de qualquer aspecto ou circunstância.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Filosofia da Educação