Conceito de Filosofia Contemporânea

Filosofia-ContemporaneaAtualmente muitas pessoas escolhem a carreira universitária em função da sua aparente aplicação prática e das possibilidades de oferta para encontrar um trabalho. Existe uma ciência de reflexão teórica muito importante como a filosofia, esta que é profundamente vocacional, mas que nos dias de hoje não é vista com bons olhos, apesar de que para a história é considerada a Sabedoria Primeira. A história desta ciência conta com nomes ilustres como Platão, Epicuro, Santo Agustinho, Descartes, Kant, Heidegger, entre outros.

Aliás, o fascinante da filosofia é conhecer diferentes escolas filosóficas através de autores que possuem pensamentos que em muitos casos são totalmente opostos. Um dos períodos históricos mais apaixonantes é a história da filosofia contemporânea. Trata-se da filosofia enquadrada na Era Contemporânea.

Em relação ao tempo, a filosofia contemporânea está integrada aos séculos XIX, XX e XXI. Ela marca um ponto de inflexão a respeito da filosofia moderna marcada por pensadores ilustres como Descartes e Hume. Após um período de crise surge a crença de que a capacidade da razão é limitada e renasce novamente a confiança na capacidade analítica da razão.

No contexto da filosofia analítica, estão pensadores ilustres como Bertrand Russell e Wittgenstein. E a filosofia contemporânea também abre espaço para o existencialismo das reflexões profundas de Martin Heidegger.

Após o pensamento kantiano surge uma corrente oposta: o idealismo alemão cobra a força de pensadores essenciais da história filosófica como Hegel. Por outro lado, um dos grandes autores filosóficos considerados pela literatura é Nietzsche, ao abordar uma grande mudança nos valores, deixando de lado a atenção em Deus e focando o homem como um Super-homem.

O estudo da filosofia pode ser mais bem compreendido analisando o contexto histórico e a situação de momento. Por exemplo, em consequência do auge do cristianismo na era medieval, a fé um elemento importante da filosofia e Deus é objeto de estudo fundamental; ao contrário, na filosofia contemporânea, em consequência do auge da ciência e da mudança de valores, a filosofia volta a focar a atenção no ser humano.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Filosofia Contemporânea. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/filosofia-contemporanea >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Filosofia Contemporânea