Conceito de Filogenia

FilogeniaA filogenia é um campo de estudo da Biologia que se dedica exclusivamente em pesquisar e conhecer a origem e o desenvolvimento das diversas espécies existentes no planeta, como também suas próprias genealogias.

O ponto de partida para conhecer a filogenia dos organismos é estabelecer suas coincidências em questões como DNA, morfologia, embriologia, moléculas do DNA, entre outros. Sem dúvida, se um deles lhe dá um resultado positivo, assim poderemos falar da relação genética e evolutiva.

Há organismos que estão extremamente relacionados com outros em matéria evolutiva, por exemplo, podem compartilhar uma ascendência em comum que é o que justamente trata a filogenia ou filogênese como também é chamada.

No entanto, para realizar este estudo relacional é utilizada a matriz das moléculas do DNA. A partir desses dados pode elaborar as árvores filogenéticas.

Na obra “A origem das espécies” do naturalista Charles Darwin, datada em meados do século XIX, aparece pela primeira vez desenhada essa árvore que explica sobre a evolução dos organismos vivos.

Entretanto, estas árvores genéticas constituem as bases que sustentam a classificação filogenética, que é um tipo de classificação científica que considera de maneira única as relações evolutivas mais próximas entre as espécies que habitam nosso planeta. Também reconstroem a história e o modo como se diversificaram desde o seu surgimento pela primeira vez na Terra até os dias de hoje.

Não é por acaso que esta informação é vital para conhecer realmente uma espécie e saber suas principais características. É superenriquecedora porque nos permite conhecer de verdade a ciência, quais são as espécies que provêm das outras, o desaparecimento intempestivo de algumas, suas mutações, entre outras questões.

Sem dúvida, Darwin foi o pioneiro e a quem devemos grande parte de sua dedicação por descobrir a história evolutiva das espécies. Sua proposta denominada seleção natural foi a que melhor pôde explicar a evolução biológica. De acordo com suas teorias, as condições do meio ambiente são essenciais na hora de favorecer ou dificultar o desenvolvimento de uma espécie.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Filogenia