Conceito de Figuras

figurasAs figuras são os elementos geométricos que ocupam certo espaço e são definidas essencialmente como um conjunto de pontos de convergência no mesmo lugar. As figuras são sempre determinadas por seu limite natural e isso é o que indica o espaço que ocupam além de indicar onde uma nova figura possa aparecer. Para estudar e analisar cientificamente as figuras, devemos recorrer à Geometria, ciência que busca descrever e compreender os elementos das figuras, tais como sua forma, suas dimensões, sua estrutura, seu espaço e sua posição, entre outros elementos.

As figuras geométricas podem ter dimensões variadas que servem para classificá-las e organizar seu entendimento. Em primeiro lugar, por ser a base fundamental de toda figura, encontramos no ponto, a figura dimensional por excelência. Assim, temos as curvas e as retas, que são figuras de uma só dimensão ou unidimensionais. No grupo de figuras bidimensionais encontramos a grande maioria das formas mais comuns, por exemplo, o plano, o triângulo, o quadrilátero (ambas pertencentes ao grupo de polígonos), a circunferência, a parábola e a hipérbole, além da elipse.

Tanto o poliedro, como o cilindro, o cone e a esfera são figuras tridimensionais. Estas formas são as que além de contar com uma superfície também contam com o volume. O politopo é uma figura N-dimensional que pode ter inúmeras dimensões.

Normalmente quando falamos de figuras nos referimos a objetos definidos especialmente por seus limites ou linhas, pois são elas que delimitam a forma específica de cada figura. Por isso, a figura não depende de sua posição ou direção, mas de seu perímetro. Isto é, um triângulo pode estar posicionado de diversas formas sem que isto afete suas características de triângulo. Em contrapartida, não existem figuras geométricas de perímetro aberto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Figuras