Conceito de Fidelidade

FidelidadeA fidelidade representa a lealdade, a sinceridade, a verdade e a honestidade que surge do amor verdadeiro, e também do respeito a si mesmo e ao próximo. A infidelidade mostra o ser humano que cai em tentação. É claro que uma pessoa que assume um compromisso com a outra também pode ser vulnerável diante da possibilidade de sentir atração por uma terceira. Entretanto, o compromisso que surge do amor verdadeiro é aquele que está marcado pela fidelidade como o caminho certo.

A fidelidade é símbolo de valor incondicional ao parceiro ou parceira. O casamento é baseado, entre outras coisas, na promessa de fidelidade eterna ao outro. Neste sentido, convém precisar que graças à tecnologia, o conceito de fidelidade também evoluiu consideravelmente, pois na atualidade também existem infidelidades virtuais. A infidelidade vai mais além de ter uma relação sexual com outra pessoa, pois existem outras formas de deslealdade que podem ser emocionais. Isto é, também é possível ser infiel ao outro apenas por pensamento ao ocultar uma informação importante.

A infidelidade é um assunto tão humano que tem sido protagonista em diversos filmes do cinema, como por exemplo, A fraude, protagonizada por Richard Gere e Susan Sarandon. A infidelidade causa problemas dentro da relação de um casal que geralmente determina o rompimento desta relação. Entretanto, a infidelidade também pode ser superada caso o amor prevaleça e passe por cima de todos os obstáculos. Lembrando que o diálogo é a melhor maneira para resolver qualquer questão.

A fidelidade é um valor que quando não é compartilhada por duas pessoas se torna difícil. Assim, uma pessoa que deseja manter uma relação mais aberta, pode não encaixar com uma pessoa que espera um modelo de relação mais conservadora.

Muitas pessoas entendem a fidelidade como uma relação de respeito ao outro, entretanto, convém precisar que a fidelidade começa pela própria pessoa. Ou seja, tem que ser sempre honesto, sincero e leal com aquilo que sente para viver em plena harmonia e deixar claro suas prioridades.

A fidelidade também é demonstrada na amizade através da lealdade com o amigo, tanto nos bons como nos maus momentos. Ser fiel é ter maturidade para amar em liberdade, assim esta palavra envolve humildade, generosidade e respeito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fidelidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fidelidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fidelidade