Conceito de Fetichismo

FetichismoO comportamento humano é definido precisamente por sua complexidade e por certas atitudes diferenciadas. Uma atitude curiosa é o fetichismo, este ato se refere ao hábito, por exemplo, de uma pessoa acostumada em colecionar determinados objetos e vincular seu valor com a sorte. Desta forma, uma pessoa pode colecionar uma infinidade de objetos e concedê-los um valor mágico de acordo com suas crenças que são irracionais, porém fiéis ao que se acredita.

A relação entre fetichismo e o conceito de boa sorte tem sua explicação inclusive na origem dessa palavra, uma vez que procede do conceito português “feitiço”. De acordo com isso, o fetichismo mostra a adoração de uma pessoa em relação a figuras relacionadas de caráter sobrenatural, desta forma, a pessoa encontra uma ideia de proteção e amparo diante dessas figuras.

O fetichista tem relação com certos objetos a ponto de uma adoração e idolatria desmedida. Desta forma, ele estabelece uma relação de dependência com certos objetos a ponto de ver sua liberdade condicionada.

Existem diversas formas de fetichismo, por exemplo, há o fetichismo religioso que se encontra vinculado com o caráter espiritual da pessoa. Através desse fetichismo estão relacionados os valores sobrenaturais com os objetos materiais inanimados e que possuem um valor religioso por uma causa concreta. Este tipo de fetichismo mostra a consciência espiritual que tem o ser humano em fazer perguntas sobre a fugacidade da vida, sobre o mistério da morte e por apresentar um ponto de inflexão sobre o destino humano. E essa inflexão representa o desconhecido além do mais. Desta forma, através do fetichismo em relação a determinados objetos, a pessoa sente certa segurança e busca refúgio numa esperança emocional. Dentro do fetichismo religioso, as figuras são um meio, um ponto de encontro entre a pessoa e a divindade. Entretanto, a pessoa cai na idolatria quando essas figuras passam a ser um meio de aproximação de Deus e assim perdem o controle.

Outra forma de fetichismo é o sexual. Este tipo de fetichismo é próprio da pessoa que coloca seu desejo em um determinado objeto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fetichismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fetichismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fetichismo