Conceito de Férias

FeriasA palavra férias é utilizada normalmente para referir-se ao período de tempo em que uma pessoa ou grupo de pessoas não precisa realizar qualquer tipo de atividade que tenha a ver com questões trabalhistas, mas ainda assim recebe salário e certos benefícios adicionais. As férias são entendidas como o momento do ano em que uma pessoa pode relaxar e desestressar para começar novamente com maior energia. Normalmente, os períodos de férias acontecem uma ou duas vezes ao ano.

A noção de férias é típica das sociedades modernas em que o trabalho industrializado, planejado e regido por calendários bastante rígidos, é uma das principais características. Historicamente, os diversos trabalhos exercidos pelo ser humano não diferenciavam entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso (somente alguns momentos muito breves que tinham por causa de celebrações religiosas) o homem trabalhava durante todo o ano, mas não de forma tão intensa como se fosse um homem industrializado. O relaxamento e descanso eram privilégios exclusivos das classes altas.

Foi no final do século XIX e início do XX que começaram a falar das férias como um dos direitos mais importantes para qualquer pessoa independente de sua condição social ou trabalho. Neste sentido, começou lentamente reconhecer-se que junto com as pensões familiares e a aposentadoria, as férias eram essenciais para os trabalhadores descansarem o corpo, a mente e a desfrutar o esforço de um ano inteiro.

As férias costumam abranger períodos de dez ou quinze dias, e em alguns casos até um mês dependendo do tipo de trabalho. Cada um destes períodos é pago, isto é, a pessoa continua recebendo seu salário apesar de não comparecer ao trabalho. Neste sentido, o turismo cresceu de tal maneira, que é normal para determinados momentos do ano uma grande parte da população viaje para destinos turísticos para desfrutar de suas férias, sozinhos, em casal ou com a família.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Férias