Conceito de Felicidade

FelicidadeUm dos estados mais agradáveis da alma; esse pode ser um conceito perfeito para definir o termo felicidade. A felicidade pode ser um estado de ânimo que implica outro estado agradável: a satisfação. Porém deve-se entender que este conceito é relativo; não se pode medir o índice de felicidade em uma pessoa e não se pode saber individualmente a forma exata da felicidade das pessoas. Uma pessoa que demonstra felicidade normalmente dá mostras de alegria e satisfação plenas.

Biologicamente, se pode definir felicidade como o resultado de uma atividade neurológica conceituada como uma atividade efusiva e fluida, resultado de alguns fatores tanto de caráter internos como externos que são estimulantes de um interessante sistema conhecido como límbico.

Normalmente os humanos sentem felicidade quando conseguem algo que procuram como objetivo há algum tempo. A felicidade é fruto de alcançar um objetivo sonhado e desejado. É sinônimo de autorrealização, alegria e satisfação, e de paz. Costuma-se dizer que a felicidade como um todo não existe, o que realmente existe são os momentos felizes que não são tão duradouros como a completa felicidade.

Pode-se relacionar também a felicidade com a aquisição de bens materiais, com o poder e com o dinheiro. Na realidade há pessoas que se sentem felizes simplesmente porque há conseguido comida para um dia, mesmo que para o dia seguinte não tenha absoluta certeza de que vai comer.

A felicidade pode estar presente no seio de uma família unida onde seus membros são amáveis e respeitosos entre si. Numa família que também trabalha unida para conseguir um objetivo comum, ao olharem-se no fim do dia e se dão conta que mais um dia se passou e os objetivos desta jornada foram cumpridos e isso produz uma sensação de felicidade.

Uma sensação abstrata a qual não se pode abraçar, porém o simples fato de senti-la produz uma incrível sensação de alegria. Para muitos a felicidade está presente em pequenos detalhes da vida cotidiana como abraçar um animal ou terminar um dia mais de trabalho e poder descansar a esperar um novo dia. Cada um define a felicidade de acordo com sua experiência de vida e transmite essa felicidade da maneira como aprendeu ao longo da sua existência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Felicidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/felicidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Felicidade