Conceito de FBI

A Federal Boureau of Investigation, mais conhecida pelas siglas FBI, é um órgão dependente do departamento de justiça dos Estados Unidos cuja principal atividade é a luta contra o crime, especialmente o crime organizado.

O FBI foi fundado no início do século XX, o que a princípio pretendia ser uma organização para combater a fraude da atividade comercial. Entretanto, durante as décadas dos anos 20 e 30, houve uma reviravolta importante nessa situação. Em 1929, iniciou-se um período de crise econômica de grande magnitude e o FBI temia que esta conjuntura pudesse estimular o surgimento do comunismo nos Estados Unidos. Por outro lado, o auge da criminalidade no país fez com que o FBI focasse seus esforços em desmantelar os grupos mafiosos.

A história do FBI esteve associada à figura do seu maior responsável, J. Edgard Hoover, durante quase cinco décadas.

Atuações históricas

Uma das primeiras ações de Hoover foi desmantelar todas as organizações consideradas subversivas ao país. Um dos episódios mais ilustres foi a expulsão de milhares de anarquistas, comunistas e revolucionários dos Estados Unidos (essa expulsão foi conhecida como A arca de Soviet).

Quem são os G-Men e quais funções cumprem?

Para conseguir uma maior eficácia foi criado o corpo de elite: os G-Men. Os agentes deste corpo não podiam ser negros e hispânicos nem mulheres e judeus. Sua função principal era a espionagem. Deve-se levar em conta que, nos anos 30, os Estados Unidos temiam que alguns espiões nazistas estivessem infiltrados no país e, paralelamente, a preocupação pelo consumismo se tornou uma obsessão.

Devido a isso, o FBI conseguiu uma autorização que permitia as escutas telefônicas. Há documentos que demonstram que certos personagens como Einstein, Picasso e Buñuel foram investigados pelo FBI. Os G-Men eram agentes secretos, porém a sociedade conhecia suas funções e os tornaram símbolos da luta contra o crime. Os G-Men apareciam muito em gibis e representavam heróis que combatiam os perigos que ameaçavam a nação.

Campanha contra o comunismo conhecida como “A caça às bruxas”

No final dos anos 40, iniciou-se uma campanha para detectar possíveis comunistas entre os intelectuais e os artistas de Hollywood. Esta campanha era dirigida pelo “Comitê de atividades antiamericanas” e entrou para a história como “A caça às bruxas”.

Algumas atividades do FBI ficaram conhecidas após a publicação de milhares de informações secretas não censuradas pelo próprio organismo.

No filme “J. Edgar” de 2011 conta-se a história de um dos homens mais poderosos dos Estados Unidos: J.Edgar Hoover.

Imagem: iStock, zimmytws

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

FBI. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fbi >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados FBI