Conceito de Fax

FaxFax é um sistema de transmissão de dados, escritos e gráficos por via telefônica. Fax ou fac-símile é um dispositivo tecnológico muito conhecido nas últimas décadas do século XX que permite transmitir documentos, textos e outros dados através de uma linha telefônica gerando uma cópia.

O fax funciona de maneira simples. São três peças integradas e combinadas em um único aparelho: um escâner, que registra os dados, textos e imagens presentes no documento original; um modem, que permite a conexão via telefônica com outro aparelho de características semelhantes; e a impressora, que ao receber um novo documento o imprime de forma rápida e econômica em um papel, produzindo uma cópia dos dados transmitidos.

A criação do fax foi em 1851 pouco depois da invenção do telégrafo. O dispositivo foi criado na Universidade de Londres, em uma versão muito rústica. Os primeiros faxes podiam escanear somente em branco e preto, mas com o passar dos anos este sistema evoluiu e ficou mais sofisticado, permitindo uma escala de cinza. Hoje os faxes são aparelhos multifuncionais que reúnem informações coloridas, embora continue imprimindo em cinza para ficar mais econômico e veloz.

Os faxes foram aparelhos muito conhecidos no século XX como método de transmissão de informações a distância de maneira rápida e precisa, antes mesmo dos computadores e outros aparelhos alcançarem uma maior popularidade e expansão no mercado. Nos últimos anos, muitos computadores incorporaram esta funcionalidade através de software que copiavam as características e o funcionamento do fax.

Hoje em dia ainda é utilizado esse tipo de aparelho por sua confiabilidade para determinados tipos de operações de envio e recepção de informação, embora seja utilizado somente em circunstâncias excepcionais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fax. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fax >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fax