Conceito » Faturamento

Conceito de Faturamento




FaturamentoEntende-se como faturamento a soma de todas as faturas que são emitidas em um determinado período por certo órgão comercial qualquer. Através destas faturas o comerciante poderá vender a prazo, controlar a situação devido aos dados registrados na fatura, como, por exemplo, que tipo de mercadoria foi comercializado, a quantidade das unidades vendidas e os valores referentes às mesmas.

Em outras vezes esse tipo de fatura pode ser designado como um documento de origem fiscal, sendo que neste documento estejam perfeitamente discriminados os impostos correspondentes, como por exemplo, o ICMS.

Com a apresentação do faturamento de uma empresa aos órgãos encarregados da fiscalização, devem conter bem descritos os valores provenientes da comercialização de produtos, esses órgão,que são responsáveis da legislação de tributos, identificam o faturamento das empresas como aquilo que se denomina comumente como receita bruta.

Outra coisa que são provenientes do faturamento são documentos conhecidos como duplicatas. As duplicatas são usadas como um documento para justificar a cobrança que a empresa faz a um cliente devedor, ou seja, são utilizadas como instrumento legal para executar uma cobrança relativa ao faturamento.

Faturamento é o total do que se arrecada em uma empresa ao longo de um período que pode ser um dia, um mês ou um ano, finalizando qualquer um dos períodos mencionados. Em contra partida ao faturamento está o lucro que é o final que apresenta ganho real de uma empresa com fins de lucro descontando pagamentos de despesas em geral.

Para que se entenda melhor a definição de faturamento se deve ter em conta que o mesmo é a cobrança feita por um serviço prestado com anterioridade. Através de um documento previamente reconhecido, devidamente preenchido e assinado por quem compra serviços e por quem efetua a venda dos mesmos. No sentido literal, faturamento é a atividade representada pela emissão de documentos denominados como fatura. O termo fatura, aprofundando mais a explicação, é um termo proveniente do latim e que significa documento, que por sua vez, implica em um instrumento utilizado como testemunho escrito de uma relação comercial (compra ou venda).

O que se conhece como faturamento, é iniciado já no atendimento do usuário e é concluído quando o pagamento do produto ou do serviço é quitado pelo comprador.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)