Conceito de Fascite Plantar

Fascite-PlantarA fascite plantar é um distúrbio muito comum da população em geral que se caracteriza pela dor em um ou ambos os pés limitando muitas vezes o caminhar. A mesma se deve à inflamação de um tecido conhecido como fáscia plantar, estrutura fibrosa que se localiza na sola do pé e que vai desde o calcanhar até a base dos dedos ocasionando a dor.

Esta dor se localiza em toda sola do pé embora predomine na parte posterior onde se encontra o calcanhar. É mais intensa pela manhã ao levantar-se ou quando se dá os primeiros passos após ter permanecido por muito tempo imóvel e deitado, em certas ocasiões, vem acompanhada de uma rigidez que torna necessária uma espécie de aquecimento e alongamento para então poder caminhar.

A fascite plantar se deve a certas condições como esforços, traumatismos, permanecer muito tempo em pé, sobrepeso e obesidade. Todos esses fatores podem ocasionar distensões que são a origem desses incômodos. Eles ocorrem frequentemente na parte posterior de sua inserção junto ao osso do calcanhar.

Em muitos casos a fascite plantar está relacionada e se confunde com outra condição também conhecida pela dor na sola dos pés como o esporão calcâneo. Este último é uma proeminência óssea em forma de gancho que se desenvolve no calcâneo, osso que dá forma ao calcanhar. Este esporão se origina muitas vezes em consequência da fascite plantar, que na verdade o que causa a dor é a fascite em si e não o esporão como muitos pensam.

O tratamento de uma fascite plantar se baseia no uso de medicamentos analgésicos anti-inflamatórios, entretanto, são necessárias outras medidas como repouso, uso de calçados confortáveis e com amortecimento preferivelmente com salto de 2 a 3 cm, uso de calcanheiras e palmilhas à base de gel ou silicone, além da prática de fisioterapia ou exercícios que incluam alongamentos da fáscia plantar e do tendão de Aquiles. Outros procedimentos como a infiltração local de esteroides, aplicação de raio laser e ondas de choque ajudam a aliviar os casos mais graves.

Em pessoas com sobrepeso e obesidade é necessário primeiramente perder peso para poder resolver esta condição. Já nas pessoas que praticam esportes é recomendável realizar certas técnicas de aquecimentos prévios e alongamentos posteriores à prática esportiva.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Fascite Plantar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/fascite-plantar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Fascite Plantar