Conceito » Família

Conceito de Família




Segundo a sociologia a família é um conjunto de pessoas que se encontram unidos por laços de parentesco. Estes laços podem ser de dois tipos: vínculos por afinidade, como o casal e consanguíneos como a filiação entre pais e filhos.

Entretanto a família pode ser diferenciada segundo o grau de parentesco que apresentem seus membros. Assim encontramos a Família nuclear que só inclui os pais e os filhos, a Família extensa ou tradicional que inclui os tios, primos e avôs, a Família composta, que é quando um dos dois pais é o mesmo e o outro varia sendo os filhos ligados pelo vínculo consanguíneo com algum esse pai em comum, a Família parental, na qual os filhos só vivem com um dos pais, este é o caso mais habitual depois dos divórcios dos casais. Mas é claro que toda esta tipologia também dependerá do lugar do mundo ou da sociedade à qual cada um pertença, não existindo uma uniformidade a ser designada.

No entanto, também é muito comum que se utilize o termo de família para designar ao grupo de amigos, muitas pessoas que mantêm estreitos laços com seus grupos de amigos e que costumam se chamar entre si de irmãos ainda que não exista um laço consanguíneo, senão que se baseiam unicamente no que tange ao amor que os une e se professam.

Também é preciso destacar que com o correr do tempo e o avanço das épocas foi mudando um pouco a concepção de família. Há décadas atrás em algumas sociedades muito fechadas era impensável, por exemplo, que um casal se divorciasse e que, por exemplo, um destes refizesse sua vida com outra pessoa com a qual concebesse um filho e assim formasse uma nova família e ampliasse a já existente se tivesse filhos. E nesta mesma circunstância também pode ser agregado outro exemplo que mais acima comentávamos o mono parental na qual a família está somente formada por duas pessoas o pai/mãe e o filho. Todos estes exemplos que expomos hoje em dia são tão comuns que são os que têm levado a esta ampla e nova tipologia da família.

Mais uma leitura:

O termo família é denominado e conhecido como um grupo de pessoas normalmente ligado por relações de afeto ou parentesco. Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção da própria sociedade e do Estado. A palavra deriva do latino “famulus” que significa doméstico, servidores ou escravos. O conceito de família tradicional era que estava composta por um matrimonio e filhos, já sejam naturais ou adotados, mais dependendo de cada sociedade terá uma organização diferente. Sempre as famílias terão relação afetiva e de parentesco. Para definir de forma extensa o conceito de família podemos falar de que é um conjunto de pessoas que moram no mesmo teto que estão organizados e contam com regras e normas para o correto funcionamento dela, além de contar com vínculos afetivos ou consanguíneos.

Com as mudanças sociais na sociedade ocidental ao longo do tempo mais principalmente nos últimos cinquenta anos, na atualidade existem diferentes tipos de famílias, com diferentes formas que foram evolucionando segundo essas mudanças sociais. As famílias atuais, por tanto, podem ser monoparental, homoparental e a clássica. Para conhecer um pouco mais estas famílias vamos a definir-lhas:

- Família monoparental: Quando somente tiver um ascendente, já seja a mãe ou o pai, que pode ser por falecimento do outro, por separação/divórcio ou por ser pai ou mãe solteiro.

- Família homoparental: Quando os dois ascendentes são do mesmo sexo, sejam homens ou mulheres.

- Família clássica ou nuclear: Composta por o pai e a mãe, além dos filhos, quer dizer, o conceito de família tradicional de antigamente. Também é família quando esteve recém-casado o casal sem ter filhos ainda. Uma vez cassados já formam uma família de duas pessoas.

A família conta com obrigações e direitos, como todo grupo social. Também dependendo dos componentes ou membros dessa família será definida de diferentes formas, como família nuclear (composta pelos pais e filhos), família extensa que inclui também aos avós, primos ou outros parentes ou a família composta que está formada pelos pais e filhos, além de algum membro com vínculo consanguíneo somente com um dos ascendentes, seja o pai ou a mãe.

>> Próximo - Que Conceito >>