Conceito de Falsa Consciência

Falsa-ConscienciaA filosofia é uma grande escola de aprendizagem graças ao bom trabalho realizado por diversos autores que, a partir de diferentes pontos de vista, refletem sobre o ser humano. Um dos pensadores de referência na história da filosofia é Karl Marx que refletiu sobre o que ele chamou de falsa consciência. Um dos princípios fundamentais de sua filosofia é que o fato de ser social determina a consciência individual e não o contrário, ou seja, não é a consciência que condiciona o ser social.

Karl Marx que refletiu sobre a importância de defender os direitos dos trabalhadores frente às consequências do capitalismo, identificou a falsa consciência como uma contradição que o ser humano adota em sua atitude de assumir um papel que na realidade não o beneficia. Isto é, a falsa consciência mostra como um ser humano pode ter uma atitude específica que prejudica seus próprios interesses pessoais. Deste modo, o homem não é consciente de sua situação no mundo e tem uma visão distorcida da realidade como se não pudesse ver as coisas como realmente são.

Qual exemplo poderia explicar de forma visual o que significa a falsa consciência no contexto da filosofia elaborada por Karl Marx? Deste ponto de vista, a atitude de um trabalhador que adquire uma ideologia burguesa. Um empregado que nega a consciência de classe social estaria agindo contra seus próprios interesses.

Karl Marx reflete sobre as bases de uma sociedade que prejudica de forma notável o proletariado. Neste contexto, o trabalhador termina alienado, ou seja, sente-se tratado como objeto de um sistema na qual o que realmente importa é o resultado e a pressão pelo rendimento. O autor concretiza que a falsa consciência se refere ao modo de pensar dos indivíduos que não são coerentes com as condições materiais da existência, ou seja, há uma espécie de engano interno, uma oposição entre o modo de interpretar a realidade e a realidade por si só, que traz consequências para vários momentos da vida, por exemplo, na tomada de decisões.

Uma pessoa pode assumir um estilo de vida que não é coerente a sua situação, isso, é a falsa consciência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Falsa Consciência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/falsa-consciencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Falsa Consciência