Conceito de Expressão oral

Expressao-oral

Dentro da área de comunicação humana, não há dúvidas de que a expressão oral é e tem sido de grande importância para os indivíduos. A sobrevivência desta forma de comunicação sobre as outras demonstra que é uma das capacidades mais importantes e úteis do homem para a convivência em sociedade. Enquanto que ao longo da história, o ser humano contou sempre com a possibilidade de expressar-se oralmente, não se pode dizer o mesmo de outras formas e tecnologias da comunicação existentes há pouco tempo.

Quando queremos definir a noção de expressão oral em termos descritivos, devemos dizer que é a capacidade desenvolvida pelo homem para estabelecer conceitos, ideias e termos com significados específicos.

Neste sentido, se desenvolveram nos últimos tempos, numerosas técnicas de exposição que permitem ao indivíduo atingir o público com seus discursos e persuadi-lo em matéria de ideias:

A voz é o som que sai ao exterior uma vez que o ar é expelido pelos pulmões e que ao sair da laringe faz com que as cordas vocais vibrem. A voz é importante no caso da expressão oral porque a imagem auditiva atinge sempre a qualquer audiência.

A postura é a posição do nosso corpo em relação ao espaço circundante e de sua relação com a pessoa. Aconselha-se sempre evitar a rigidez corporal e ao contrário, exibir serenidade e dinamismo através da postura do corpo.

A dicção consiste na maneira de empregar as palavras de um idioma para formar orações, entretanto, considera-se como boa dicção quando a utilização de palavras e sua combinação são corretas e satisfatórias em relação ao idioma em questão.

A fluidez por sua vez é a capacidade que possui um indivíduo para expressar-se de maneira correta e com naturalidade.

É importante controlar o volume e o ritmo da expressão oral, uma vez que são essenciais na hora de transmitir corretamente uma mensagem com a intensidade da voz, a conservação da harmonia e de uma acentuação correta.

Como está provado, quando não existe clareza nem coerência as mensagens não convencem, não cumprem com suas obrigações e, claro, isso afeta a comunicação.

Manter um contato visual constante com o público é essencial para que a audiência se sinta envolvida. O olhar é de todos os elementos não verbais o mais importante e um dos que mais se comunica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Expressão oral. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/expressao-oral >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Expressão oral