Conceito de Expressão

ExpressaoA expressão representa a manifestação dos desejos, pensamentos e emoções de uma pessoa. Costuma ser utilizada para referir-se a qualquer tipo de manifestação ou fenômeno causado por outro. A noção de expressar algo está vinculada com a de mostrar-se como patente e evidentemente para as outras pessoas e não deve surpreender como uma necessidade presente desde os primórdios da humanidade. Por exemplo, como as pinturas realizadas pelos homens primitivos encontradas nas cavernas que mostravam sua vida cotidiana com cenas da obtenção dos recursos através da caça. Esta tendência primitiva se mantém ainda presente e continua em nossas vidas.

O refinamento e a evolução natural desta característica humana são realizados através da arte. São utilizados elementos perceptíveis pelos sentidos para explicar a realidade íntima de cada homem. Assim, por exemplo, a música se vale dos sons, a pintura das cores, a escultura e a arquitetura das formas e a literatura da utilização de palavras. Todas as civilizações que povoaram o mundo tiveram uma cultura formada pela integração dessas variações expressivas.

Agora, o meio básico empregado pelo homem para expressar-se e comunicar-se, além dos precedentes refinamentos, é sem dúvida, a linguagem verbal. É interessante comprovar que apesar de todas as diferenças existentes entre as diversas línguas, há estruturas que se mantêm constantes em todas elas, situação provada pela linguista Noam Chomsky. Também chama atenção como é difícil explicar em termos evolutivos o surgimento desta capacidade na raça humana por causa das diferenças de comunicação existente.

Até aqui, estão as formas mais evidentes e notáveis entre as formas de expressão do homem, no entanto, o desenvolvimento de cada homem em sua vida pode ser entendido como uma tentativa (às vezes truncada, às vezes bem sucedida) de expressar-se.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Expressão