Conceito de Exportação

ExportacaoA pedido da economia, a exportação refere-se aquela atividade comercial através da qual um produto ou um serviço se vende no exterior, isto é, a outro país ou países. Ou seja, a exportação é uma atividade comercial legal que um país realiza com outro que justamente pretende, seja para usar ou consumir, algum produto ou serviço que se produz em outra nação. É importante destacar que a exportação sempre efetua-se em um quadro legal e sob condições já estipuladas entre os países envolvidos na transação comercial. Assim é que se interligam e se respeitam as legislações vigentes no país de origem e no que recebe a mercadoria.

A exportação pode efetivar-se a partir de diferentes vias de transporte, pelo fato de que na exportação o conjunto de bens ou serviços devem "viajar" para outro país que se encontra a vários quilômetros de distância, e então será preciso que os transporte por terra, em caminhões, automóveis, entre outros, por mar ou por avião.

Vale ressaltar, que nos últimos anos, graças aos benefícios que proporcionam as novas tecnologias, especialmente a internet, tornou-se algo comum e frequente que as pessoas exportem seus serviços laborais relacionados ao trabalho através da web, e então, neste caso especial, o que se exporta é um serviço abstrato.

A atividade oposta à exportação é a importação, que ao contrário, implica a entrada, a introdução de bens ou serviços de origem forasteira a uma nação.

É um recurso habitual que aquelas nações que promovem o desenvolvimento de sua indústria estabeleçam medidas de proteção com respeito aos produtos e serviços que produzem, para então, levarem vantagens sobre os produtos que se importam. Popularmente conhecidas como barreiras às importações e tem a missão de proteger a produção e o produtor local. Por essa questão os países eminentemente exportadores serão atingidos com um modelo deste tipo.

E na informática, também encontramos com uma referência para o termo, uma vez que desta forma se denomina a ação de obrigar uma aplicação para que crie um documento que logo a mesma não poderá editar. Poderemos encontrar esta opção nos editores de texto mais desenvolvidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Exportação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/exportacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Exportação