Conceito de Expedir

ExpedirO termo expedir é utilizado em nosso idioma para indicar que um indivíduo qualquer, uma instituição ou autoridade competente, entre outros, enviou por escrito algum documento. Este que pode ser de extrema importância na hora de realizar algum trâmite ou ação específica.

Por exemplo, as pessoas que moram em determinado país, pelo simples fato de serem cidadãos ou por residir de maneira oficial no mesmo podem ter uma identificação pessoal, única e intransferível a outro indivíduo, como é o caso do RG (carteira de identidade oficial de um brasileiro).

Este documento é de extrema importância no aspecto civil porque permite à pessoa ser reconhecida e por ser solicitada na maioria dos trâmites que deseja realizar em sua vida cotidiana, inclusive, no mundo de hoje onde as pessoas frequentam os bancos, é imprescindível a apresentação da cédula de identidade para poder operar sem problemas com os cartões de débito ou crédito. Porque toda vez que se paga uma conta através de uma destas duas formas, o comércio solicita a apresentação de um documento de identidade para realizar a operação.

No entanto, para que este documento seja válido é exigida sua expedição por alguma autoridade competente, como na polícia ou então nos postos de atendimento do poupatempo.

Por outro lado, além dos documentos de identidade, passaporte ou outros que creditam a identidade de um indivíduo, podem ser expedidos relatórios sobre pessoas ou instituições que normalmente tem a intenção de informar aos interessados ou a quem corresponda à situação pessoal, trabalhista ou comercial de um indivíduo.

Outro uso deste termo que pode ser admitido em nosso idioma é o de enviar algo, uma carta, um pacote, entre outras questões.

No entanto, é preciso destacar que embora este conceito seja empregado especificamente para referir ao já mencionado é mais comum a utilização de outros termos como remeter, enviar, mandar, despachar ou emitir.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Expedir