Conceito de Êxodo

exodoO termo êxodo se refere à emigração de um grande grupo de pessoas ou de um povo, de um lugar geográfico para outro, em consequência de alguma situação pontual ou motivação concreta.

Um dos êxodos mais comuns e correntes que acontece ao longo da história contemporânea é o dos jovens que moram no campo e que a partir de certo momento que necessitam desenvolver-se profissionalmente decidem emigrar para uma cidade grande, onde normalmente são oferecidas maiores e melhores possibilidades neste sentido.

Aproximadamente desde o século XIX, coincidindo com a Revolução Industrial, o homem decidiu mudar do campo para a cidade em busca de conseguir melhores condições de vida e também de desenvolvimento profissional e comercial. Normalmente este tipo de êxodo é conhecido como êxodo rural.

No entanto, é importante destacar que houve muitos acontecimentos históricos que implicaram em grandes movimentos populacionais de um lugar para o outro e assim foram chamados de êxodo também.

Porém, existe um êxodo, certamente popular, associado à religião que sem dúvida foi o mais reconhecido da história e na qual está vinculado imediatamente a este conceito, é o êxodo do povo judeu do antigo Egito que impulsionado pelo profeta Moisés teve como missão primordial liberar o povo judeu da opressão e jugo submetido por parte das autoridades egípcias e conduzi-los à terra prometida por Deus: Israel.

Este fato marcou a história do povo judeu e cristão e é narrado na Bíblia, livro sagrado de ambas as religiões. Mais precisamente, trata-se do segundo livro chamado justamente de Êxodo. Ambas as religiões indicam Moisés como autor desta obra.

Por outro lado, o êxodo mencionado apresenta uma importância fantástica para o povo judeu, pois relata justamente a origem deste povo e sua entidade como nação a partir do momento que são levados pelo próprio Moisés à terra prometida de Israel e que oportunamente foi prometida de Deus para Abraão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Êxodo