Conceito de Exigência

A palavra de nove letras exigência expressa o ato de exigir, de impor certas condições para satisfazer determinados desejos. A exigência é um tipo de conceito unido ao mundo da psicologia. Ela obriga certas normas de conduta de maneira estrita e algumas vezes punindo margens de erro ou de flexibilidade. A exigência faz parte da vida em sociedade cada vez mais. Vivemos uma sociedade competitiva e as exigências são necessárias para superar-se a si mesmo e aos outros. Através do teor das exigências um individuo ou uma empresa pode demonstrar melhor desempenho e desse modo gerar uma maior demanda para seu produto ou serviço. No entanto, um alto grau de exigência pode ocasionar em um sujeito problemas de saúde. Todo ser humano tem suas limitações e são diferentes em cada um.

A exigência pode ser positiva para o desenvolvimento pessoal, mas em uma pessoa frágil emocionalmente pode levá-la a perder a noção correta das coisas a até mesmo a começar a ter ações destrutivas em relação a ela mesmo.As exigências afetam menos as pessoas quando são feitas em relação a todo um grupo. Varias pessoas lutando para conseguir um mesmo objetivo é uma forma de motivação que normalmente traz beneficios a empresa ,grupo ou situação que impõe essa exigência.

Mas a exigência a uma só pessoa, pode ser prejudicial já que esta pessoa pode não estar dentro dos padrões necessários para assumir as pressões e alcançar os objetivos. A auto exigência é positiva até certo ponto. Quando começa a crescer muito dentro de alguem pode desencadear um alto nivel de estresse porque as expectativas são sempre maiores do que aquilo que estamos produzindo. Muitas pessoas fazem isso para manter um padrão de produção ou uma imagem de perfeição que ás vezes pode levar a sérias consequências. Em resumo, a exigência é uma forma de impor e de controlar ações para obter beneficios sejam materiais ou morais. Em uma dose normal pode ser beneficiosa e motivadora, mas em excesso pode destruir a estrutura emocional de uma pessoa. A exigência aparece por dois lados: o de quem exige, que acha que os outros precisam constantemente de sua pressão e controle para um bom rendimento; e a exigência daquele que se exige a si mesmo que é uma atitude de quem procura sempre chegar a excelência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Exigência