Conceito de Exegese

ExegeseA exegese é a explicação ou interpretação que um ator faz sobre um texto, embora, vale destacar, que esse conceito é muito utilizado e quase que exclusivo do campo religioso para dar explicações ou interpretações sobre as passagens da Bíblia ou de outros livros sagrados.

No entanto, para realizar a exegese é necessário seguir e contemplar uma série de normas e princípios que permitem uma interpretação conforme os livros sagrados. Aliás, a principal característica da exegese é uma interpretação afastada de qualquer tipo de interpretação pessoal ou de opinião pessoal a cargo do indivíduo ou do grupo que a efetua.

Melhor dizendo, é uma tarefa que oferece a interpretação manifestada pelo autor do texto sagrado.

O profissional preparado especialmente para desenvolver esta tarefa é conhecido formalmente como exegeta e obviamente ele precisa ter conhecimentos sobre a matéria abordada.

Porém, a exegese em termos religiosos e sobre as passagens da Bíblia ou outros livros sagrados como o Talmud, o Alcorão, entre outros, não são os únicos existentes; também há outras áreas que utilizam essas explicações e interpretações ajustadas e objetivas sobre um texto, como é o caso da área jurídica.

Estritamente no caso jurídico, a exegese propõe a interpretação de documentos e textos de índole penal para uma análise literal e assim obter uma interpretação que manifeste o significado específico. Ou seja, é levada em conta a maneira textual que a lei ou norma estabelece e não há maneira de como evitá-la.

Basicamente, devemos considerar os seguintes pontos que constituem a coluna vertebral de uma exegese, entre eles: analisar as palavras mais relevantes e abordar o contexto histórico e cultural.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Exegese