Conceito de Excelente

ExcelenteA palavra excelente é um termo muito usado em nosso idioma para expressar que algo ou alguém é grandioso ou magnífico em relação a uma qualidade ou estima que apresenta.

Esta palavra explica o ar de superioridade de algo. “O tecido do vestido é de excelente qualidade”. Também é usada quando nos referimos a indivíduos. “Maria é uma excelente amiga, sempre podemos contar com ela”.

Vale destacar que este termo está relacionado com outro, o de excelência, que é usado justamente para explicar a qualidade de excelente. Quando falamos da excelência de algo ou de alguém é por causa da sua qualidade ou superioridade e, por isso, mostra que são objetos de alta estima e valorização.

Portanto, podemos dizer ambos os conceitos, tanto excelência como excelente, estão associados à ideia de perfeição, uma vez que, significa o destaque de uma pessoa diante do grupo que pertence ou de seu par; por outro lado, não demonstra as fragilidades que afetam essa perfeição.

Quando uma pessoa demonstra uma habilidade ou capacidade diferente, além do normal e difícil de ser superada pelos outros, costuma-se dizer que esta atividade praticada possui um rendimento de excelência.

Considerando que, se aplicarmos este conceito sobre as coisas ou objetos, indicará a alta qualidade e inovação de cada um.

Muitos são os sinônimos que podem ser usados para esse termo, como é o caso de magnífico e generoso. No entanto, uma palavra que se contrasta é a de péssimo, que se refere a tudo aquilo que é muito ruim.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Excelente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/excelente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Excelente