Conceito de Excelência

excelenciaQuando algo ou alguém gozam da qualificação de excelência é porque os mesmos dispõem de uma qualidade superior que os fará dignos de uma alta estimativa e apreço por parte do resto das pessoas. “Este escritório que data do século XIX é um produto de excelência dos tantos que comercializamos.” “O tenista David Nalbandián demonstrou seu excelência nas últimas duas partidas que disputou.”

Isto é, a excelência encontra-se em estreita relação com a perfeição e as características sobressalentes que ostentam esse algo ou alguém.

Aquilo que geralmente se encontra acima do restante, da média e no qual podem impingir poucas falências ou pontos débeis será considerado de excelência.

No caso dos produtos se falará de um produto de excelência quando o mesmo tenha dado muitas mostras de sua destacada qualidade a respeito do restante, da concorrência, ou seja, a excelência pode ser dada por tratar de um produto que oferece algum tipo de inovação, de característica saliente por sobre o restante.

No entanto, quando o termo é aplicado sobre uma pessoa em particular ou grupo terá que ver com aquelas capacidades extraordinárias que o mesmo possui ou algum talento especial que o faz diferente dos demais. Também, a condição moral elevada pode ser uma razão de excelência.

Outro uso recorrente do termo excelência tem a ver com o tratamento de respeito e cortesia que é dispensado a certos indivíduos como consequência de sua condição, emprego ou dignidade.

Nas casas reais, por exemplo, aplica-se muitíssimo aos nobres que ostentam títulos nobiliários. “Sua excelência o Rei participou nos festejos pelo aniversário da Cidade.”
Assim mesmo e ainda sem a observação de algum título nobre, a palavra se usa muito para nomear juízes e outras autoridades e em contextos diplomáticos como: “o ato de assunção contará com a presença de sua excelência o embaixador de Holanda.”

A expressão por excelência emprega-se quando se quer indicar que há algo ou alguém que correspondem a um apelativo mais que a nenhum outro. “Laura é a sucessora do cargo por excelência.”

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Excelência