Conceito de Exaltação

ExaltacaoA exaltação é uma palavra que pode ser aplicada em várias áreas. Por exemplo, a exaltação do “eu” pode ser uma espécie de louvor ao próprio ego, uma reivindicação da personalidade individual. Através dessa exaltação a pessoa também pode dar espaço à outra, defender seus direitos e pontos de vista. A exaltação do eu é uma forma de expressão interior que representa a grandeza do ser humano. Na verdade, exaltar é ressaltar a grandeza de algo em qualquer de suas formas.

Deste modo, pode exaltar a beleza de uma paisagem natural cuja perfeição é implacável e que não encontra palavras para definir o que sente no momento e o que quer expressar. Neste caso, a exaltação pode partir da admiração estética.

No que se refere ao homem, pode exaltar também o talento de outra pessoa. Nesse caso, exaltar o talento de alguém significa destacar e expressar o manifesto de verdade. Neste sentido, existe uma falha importante de comunicação que é criticar o defeito dos outros sem reforçar anteriormente suas virtudes. Assim, exaltar o positivo é uma forma eficaz de motivar o próximo e também aumentar sua autoestima.

No plano comunicativo, por exemplo, em uma exposição ao público ou em qualquer tipo de argumento, uma pessoa pode exaltar algumas partes de seu discurso (aquelas que consideram mais importantes e que deseja dar maior ênfase). Para enfatizar sua exposição, o orador utiliza diferentes recursos, por exemplo, aumenta o timbre da voz de algumas palavras específicas, como também reforça a linguagem corporal.

A partir de outro ponto de vista, vale admirar a grandeza de muitas coisas da vida. A vida por si só já é uma grandeza, é uma experiência fascinante. O universo também é gigante e repleto de beleza. A sensação de grandeza de algo externo faz com que o homem se sinta deslumbrado por tanta perfeição. Exaltar o belo da vida é uma atitude vital.

Por outro lado, do ponto de vista do caráter, uma pessoa pode ficar exaltada, irritada e fora de si em um determinado momento. Uma pessoa se exalta quando sente ira.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Exaltação