Conceito de Ex

ExA palavra ex é muito utilizada em nosso idioma como prefixo para anteceder outras palavras. Normalmente são cargos, características físicas, qualidades morais, funções, entre outras, que se atribuem às pessoas para precisamente indicar que as mesmas já não utilizam mais por certa razão ou circunstância.

Vejamos um exemplo para compreender melhor o sentido deste termo: Carlos Menem foi presidente da Argentina entre os anos 1989 e 1998, no entanto, a partir de 19998, Carlos Menem é chamado de ex-presidente, uma vez que não está mais no poder e não cumpre o papel de presidente.

O mesmo ocorre com outros cargos em que uma pessoa exercia em determinado momento e agora não exerce mais, seja por ter renunciado, por ter vencido o mandato, ou então porque foi cassada, entre outras causas.

Porém não exclusivamente associada a cargos em geral, a palavra ex é muito usada também na linguagem cotidiana para referir-se ao papel que uma pessoa desempenhou em certo momento, mas que agora não realiza mais. Entre as mais recorrentes estão as seguintes: ex-amigo, ex-confidente, ex-chefe, ex-colega de trabalho, ex-aluno, entre outros.

Devido à grande extensão do uso, um parágrafo a parte é merecido. Quando um indivíduo que faz parte da vida sentimental de outra pessoa como namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, e devido a algum problema colocam um ponto final na relação, estas pessoas são consideradas “ex”. Sem dúvida, é muito comum as pessoas utilizarem estas expressões: “ex-marido”, “ex-noivo” no nosso dia a dia.

Ainda mais, a palavra ex está tão associada a este sentido que logo pensamos em alguém que não está mais com a outra em uma relação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ex