Conceito de Evolução

EvolucaoA evolução é todo processo de mudança e passagem de uma geração de elementos a outra. O termo evolução é utilizado na maioria dos casos em relação aos processos biológicos, genéticos e físicos, embora possa também ser recorrido a ele para descobrir fenômenos sociais e individuais. Por isso, a evolução humana é uma das principais noções aplicadas a este conceito e nela se combinam tanto elementos biológicos e naturais com elementos sociais e culturais.

A evolução envolve sempre uma alteração das condições existentes para um estagio superior em que uma maior complexidade das mesmas se faz presente. Quando se refere à evolução natural, se fala do desenvolvimento dos microrganismos que devido à necessidade de adaptação a diferentes condições ambientais apresentam alterações em suas características principais. Estas transformações permitem então que os organismos vivos sobrevivam às mudanças do meio ambiente. A impossibilidade de evolução significou a extinção para milhares de espécies de seres vivos.

Quando falamos de evolução humana, referimos ao processo de desenvolvimento das características que resultam no que hoje em dia é o ser humano atual. Acredita-se que este processo começou entre 5 e 7 milhões de anos com a separação entre os primeiros hominídeos e os primatas. De acordo com os registros encontrados neste sentido, o primeiro hominídeo que já possuía elementos diferenciados ao dos primatas foi o Australopithecus que permitiu a evolução chegar ao Homo Sapiens, o homem moderno.

Ao longo do tempo através do qual os primeiros hominídeos conseguiram ser transformados num ser humano de maior evolução, inúmeras conquistas foram realizadas: o desenvolvimento de ferramentas (em primeira instância, primitivas; logo de maior complexidade), o domínio do fogo, o aperfeiçoamento de todas as técnicas de sobrevivência, a criação da agricultura e o consequente estabelecimento da vida social organizada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Evolução