Conceito de Evitação

EvitacaoA evitação, também chamada de esquiva, é uma atitude, uma forma de não enfrentar certos problemas ou situações que podem gerar algum tipo de estresse.

A evitação é uma forma de fuga, ou seja, a pessoa tenta se afastar daquilo que lhe faz mal ou não gosta. Em certas ocasiões pode conseguir, mas em outras podemos dizer que evitar algo é uma forma de atração (tudo aquilo que se reprime tende a voltar com mais força).

Do ponto de vista da felicidade, vale destacar que o filósofo Tomás de Aquino já explicou que o ser humano foge por natureza de tudo aquilo que lhe causa dor e sofrimento, por outro lado, persegue de modo natural tudo aquilo que lhe traz alegria e prazer.

O desejo de evitar a dor

Entretanto, está claro que do ponto de vista da vontade e dos seus limites, o ser humano não pode fugir daquilo que lhe traz sofrimento. Por exemplo, uma doença inesperada, a morte, uma tragédia, uma notícia triste, entre outras. Todas essas são situações que o ser humano gostaria de evitar, mas que se mostram presentes no destino das pessoas. Assim, o homem tem seus próprios mecanismos de defesa contra a dor, mecanismos estes vinculados à evitação.

Por exemplo, uma pessoa que sofre uma situação dolorosa pode enganar-se a si mesma durante certo tempo ignorando a realidade das coisas e disfarçando os acontecimentos de acordo com seus próprios desejos. Esta situação pode ser especialmente habitual no amor.

A negação

Outro mecanismo psicológico relacionado à evitação é a negação. Quando uma pessoa recebe uma notícia triste pode surgir a resposta automática da negação.

Do ponto de vista da saúde, existem conselhos de prevenção para evitar possíveis doenças. Em muitos casos, trata-se de conselhos que não são uma garantia plena, mas de hábitos saudáveis de autocuidado que potencializam o bem-estar e diminuem o risco de contrair alguma doença. Isto é, trata-se de evitar na medida do possível o surgimento de certos sintomas. Por exemplo, deixar o tabaco é importante para reduzir o risco de sofrer com certas doenças respiratórias.

Do ponto de vista dos relacionamentos pessoais, existem pessoas que evitam as discussões porque se sentem incômodas com este tipo de situação. Outras pessoas evitam voltar a namorar porque não querer sofrer de novo. Enfim, a evitação se refere a fatores muito diferentes daquilo que se quer evitar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Evitação