Conceito de Euro

O euro é a moeda de curso legal em uma parte dos países da União Européia. Sua circulação começou em 2002, ano em que ele superou a cotação do dólar. Anteriormente, já existia um projeto no Tratado da União Européia, onde se estabelece a criação de uma união monetária que envolveria os países que cumprirem com uma série de regras padronizadas de antemão. O próprio euro foi acordado em 15 de dezembro de 1995, através de um acordo em Madrid que estabelecia sua circulação a partir de 2001.

Os primeiros países que aceitaram participar do plano de moeda única foram Portugal, Holanda, Itália, Luxemburgo, Irlanda, França, Finlândia, Espanha, Áustria, Bélgica e Alemanha, juntando-se depois a Grécia. Houve um período de coexistência com as antigas moedas nacionais até que estas foram saindo de circulação.

As razões para a instauração do Euro, além da união acima mencionado, são os benefícios que podem ser alcançados a partir do ponto de vista econômico. Assim, se facilita o investimento mais além das próprias fronteiras, eliminando os custos de conversão, e principalmente, os custos para as empresas.

Com a finalidade de evitar falsificações, as notas têm uma série de medidas de segurança. A partir da perspectiva do tato, as notas têm impressão em relevo para os textos e temas enquanto que para as medidas perceptíveis pela vista, tense uma marca d'água (com diferentes espessuras de papel observáveis através da luz), um fio metálico de segurança, um pontilhado (também observável através da luz), uma tema holográfico, uma faixa iridescente, tinta que muda de cor, microtextos e fibras visíveis com luz ultravioleta.

Atualmente, o euro representa uma alternativa ao dólar, devido à sua enorme força. De fato, em 2006, deixou-se de lado o dólar como moeda de pagamento mais utilizada para transações em dinheiro. Isto é importante não apenas economicamente, mas também politicamente, devido o crescente número de países que discordam das políticas dos EUA.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Euro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/euro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Euro