Conceito de Eu (psicanálise)

Eu-psicanaliseA palavra eu pode ter vários pontos de vista. Em primeiro lugar, esta palavra se refere à individualidade pessoal, a primeira pessoa do singular que acompanha um verbo. O eu é importante na vida das pessoas, uma vez que cada ser humano está acostumado a observar a realidade a partir do seu próprio ponto de vista.

O excesso do uso da palavra eu pode mostrar um individualismo notável por parte daquele que se fecha em si mesmo e não vê além dos limites do seu ego. São pessoas que tendem em ocupar grande parte do seu tempo em conversas com amigos para falar de si mesmas. Colocar limites no ego também é um gesto de inteligência emocional para estabelecer boas relações pessoais, uma vez que todo vínculo afetivo parte da igualdade entre duas pessoas.

Do ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicoanalise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.

O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicoanalise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.

Por outro lado, e ego contém todos os instintos sexuais e agressivos. Como aspecto, vale ressaltar que o ego é o único componente da personalidade presente na mente humana desde o momento do nascimento conforme a teoria psicanalista e que se desenvolve ao longo da vida. O ego remete ao plano inconsciente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Eu (psicanálise)