Conceito de Etiologia

EtiologiaA palavra etiologia se refere ao estudo das causas em geral, e na biologia, das doenças, por esta razão é um termo que observa uma grande utilização dos contextos médicos, como também nos filosóficos.

Na Filosofia, a etiologia é uma disciplina que destina seus esforços ao estudo das causas que dão origem às coisas. Por exemplo, a etiologia trata do problema da origem do ser humano, assim ela examina as diferentes variantes e arestas que tem a ver com o tema do homem.

Por outro lado, na medicina, a etiologia é o ramo que trata exclusivamente de estudar as causas das diferentes doenças que afetam os seres humanos.

Desde o início da medicina, com Hipócrates à frente, até a atualidade, cada vez que uma pessoa entra num consultório de qualquer médico, ele o interroga sobre três questões fundamentais. O que acontece?, ou seja, qual foi o motivo que o levou a procurar o médico, em seguida, pergunta desde quando você adquiriu esta doença e finalmente a que você a atribui. Obviamente, a resolução deste questionário será útil ao médico para examinar o paciente, poder determinar com mais precisão, primeiro de que doença se trata e depois, o mais importante, o porquê da mesma para evitar que o paciente a contraia novamente.

Então, ao longo da história da medicina, os médicos antigos discutiam se era somente um fator ou vários que se uniam simultaneamente para gerar uma doença. Alguns falavam de fatores ambientais, externos e internos, mas sempre se discutia esta questão. Porém com o avanço da biologia durante o século XIX, além da ênfase posta para desenvolver novos e precisos instrumentos de diagnóstico, chegou-se a conclusão que podem ser várias as causas de uma doença.

Entre as principais causas que podem provocar problemas de saúde estão: o meio ambiente, o agente e o hospedeiro. O descobrimento da causa de uma doença é fundamental na hora de buscar o melhor e eficaz tratamento para combatê-la.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Etiologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/etiologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Etiologia