Conceito » Ética

Conceito de Ética




A ética é uma ciência que tem por objeto de estudo a moral e a conduta humana. Nós sabemos que algo é bom, e que outro não o é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno, graças precisamente à ética, que é a que propõe a valorização moral das pessoas, ações ou situações e, portanto será esta mesma a que guiará nosso comportamento e é a que aparece em momentos que são necessários obter um guia de como atuar em determinadas oportunidades.

A origem e o estudo da ética remontam-se à época de ouro da Grécia com seus grandes pensadores. Por exemplo, nessa época Platão escreveu seu conhecidíssimo tratado sobre política denominado A República e Aristóteles também fez o seu com respeito a esta e deu origem ao primeiro tratado de ética batizado Ética a Nicômaco e que propunha que todo ser humano está orientado a encontrar a felicidade ou a ética eudemônica.

No entanto, o conceito foi amplamente tratado posteriormente por outros filósofos que propunham uma visão absolutamente diferente à da antiguidade, tal é o caso de Immanuel Kant, por exemplo, que sustentava que a moral só podia estar regida pela razão.

A ética se subdivide em vários ramos, como a bioética, a ética Hacker, revolucionária, Kantiana, empírica, entre outras, no entanto, nos ocuparemos de uma das mais conhecidas e da mais comum aplicação no mundo profissional, como é a deontologia profissional, que faz parte do ético regulamento e é o ramo da ética que se ocupa do estudo das normas morais e os fundamentos do dever que terão que seguir e observar os profissionais da cada âmbito: jurídico, médico, jornalístico e que o conseguirão através da observação dos postulados sustentados nos códigos deontológicos, os quais regulam e regulamentam a profissão e é claro marcarão também ante um comportamento não ético de parte de algum destes profissionais.

É que precisamente em profissões como as dos médicos, os advogados ou os jornalistas, além da apropriada formação acadêmica que se precisa para desenvolvê-las, é de vital importância que estes também se ilustrem quanto aos comportamentos que se afastam da ética, porque às vezes, algo tão precioso como é a vida, no caso da medicina que é encarregada da preservação desta, é necessário que já desde a universidade se esmague neste sentido, para evitar futuras dores de cabeça ou perdas mais drásticas.

Mais uma leitura:

A palavra ética na sua origem grega significa “costume, comportamento”. O Ethos fala sobre terra firme , terra onde nascem os atos humanos. O Ethos significa “caráter”. Diríamos que a ética é um grupo de normas, princípios ou formas de pensar que guiam, ou ajudam a guiar, as ações de um grupo em particular. A ação ética se apoia então na intencionalidade da ação, na relação da consciência consigo mesmo, na integridade do ser humano, perante seus semelhantes.

A verdadeira ética está naquilo que podemos adquirir como seres humanos, para nos posicionar de forma coerente perante os conflitos que a vida em sociedad nos impõe. Sentir, raciocinar, ter conciência e autonomia para resolver os problemas, com a razão e a emoção, livres e independentes para fazer escolhas.

A liberdade de opinião e de expressão é o que deve caracterizar o sujeito ético. A obediência incondicional seria uma caracteristica contraria a essa condição. Assegurando essa liberdade o ser humano soluciona conflitos, opta pelos valores que lhe pareçam convenientes, a ele mesmo a a sociedade a que pertence.

O ser humano não nasce ético. O indivíduo vai aprendendo e contruindo sua ética a medida que se vai desenvolvendo e por isso o processo de humanização sem sombra de dúvida, contém a ética. Uma das caracteristicas do ser ético é a sensibilidade emocional a capacidade para ouvir o que lhe diz seu interior. Ou seja, é a competência para saber separar o que é emoção e o que é razão.

Em fim, a ética é a capacidade de refletir sobre as normas já estabelecidas como regras morais buscando um fundamento racional para elas. A ética só existe perante e entre os outros. É uma expressão social. As relações sociais são a chave para a vida humana em harmonia ética e em todo o demais. Ou seja, a ética é a capacidade que o ser humano possui de expressar suas opiniões e sentimentos com liberdade para determinar para si mesmo, as normas e condutas que lhe pareçam corretas.

>> Próximo - Que Conceito >>